TOMATES VERDES FRITOS

 Assumo entender quando uma pessoa possui algum tipo de alimento como “calmante”, e é assim que “Tomates verdes fritos” começa a demonstrar o significado dos doces na vida de Evelyn Couch (Kathy Bates). Todo mês, ela e seu marido visitam a tia dele que estava internada, mas a senhora não gostava nem um pouco de Evelyn, que ia para a sala ao lado e ficava conversando com Ninny Threadgoode (Jessica Tandy), uma senhora com explosão de simpatia. As conversas na verdade era uma contação da história de Idgie Threadgoode (Mary Stuart Masterson) e Ruth Jamison (Mary-Louise Parker).

O filme se intercala entre a vida de Evelyn, que andava depressiva e sem aceitar a situação em que ela estava com o marido e na vida, além da trajetória tumultuada das duas amigas de quem Ninny narra à história. Outro ponto interessante, e de peso na história, são os preconceitos vividos na década de 30 (período em que se passa a história das amigas): raciais, discriminação com mulheres e homofobia.

Sem muitos encantos, a trilha sonora, a direção e a fotografia seguem simples, apenas boas. O grande recurso de sedução e atrativo da obra é a forma sutil de mostrar e contar como o amor, seja ele entre as pessoas ou o próprio, torna as situações favoráveis e traz a força de seguir em frente.

tomates2
Idgie e Ruth (Foto: Divulgação)

Todas as cenas em que Evelyn e Ninny se encontram, existe comidas em segundo plano. Enquanto para Idgie e Ruth, a união entre elas torna-se maior quando abrem um café, conhecido por seus tomates verdes fritos (antiga receita da família Threadgoode) e churrasco.

facebook
Evelyn presenteando Ninny com tomates verdes fritos (Foto: Divulgação)

Este é um daqueles filmes que você assiste uma vez e a cada vez que assiste novamente, enxerga um novo significado em cada cena.

 

Tomates Verdes Fritos (1991)
Diretor: Jon Avnet
Roteiristas: Fannie Flagg e Fannie Flagg
Principais atores: Kathy Bates, Jessica Tandy, Mary Stuart Masterson
Duração: 130 minutos
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s