TOAST: A HISTÓRIA DE UMA CRIANÇA COM FOME

Lançado mundialmente em 2010, e situado na década de 1960, o filme conta a história de Nigel Slater, um chef de cozinha que teve de enfrentar diversos obstáculos para chegar na sua posição. Desde o começo somos advertidos que, apesar de ser baseada em uma história real, a obra apresenta fragmentos fictícios.

Em sua infância Nigel é interpretado por Oscar Kennedy, um ator que transparece toda a sensibilidade de um personagem que está em fase de crescimento e descobertas, com um pai frio e distante, e uma mãe doente. Posteriormente, quem assume o papel de Nigel é Freddie Highmore (A Fantástica Fábrica de Chocolates). Com maestria, Freddie não desperdiça o trabalho realizado por Oscar, dando continuidade de uma forma brilhante.

toast2
Nigel e sua mãe (Foto: Divulgação)

Após a perda de sua mãe, a convivência de pai e filho torna-se obrigatória e ainda mais difícil para nosso protagonista, que passa a conviver com mais uma integrante na família, em consequência do pai. Helena Bonham Carter (Alice no País das Maravilhas) representa Joan Potter, uma faxineira que acaba conquistando o coração do pai de Nigel e passa a fazer parte da vida dos dois. Mais que isso, Joan crava uma disputa com Nigel pelo o amor do pai, se utilizando de seus conhecimentos culinários. Esse rancor da personagem passa despercebido em um roteiro bem elaborado, deixando o espectador com dúvidas não esclarecidas no final do filme. Aqui, há um buraco que poderia ser preenchido com o aprofundamento do histórico pessoal da personagem.

Para retratar a sensibilidade do personagem de Nigel, além de atores competentes, o diretor abusa de um mediador: a comida. No longa, o protagonista descobre sua sensibilidade na infância, quando o pai e a mãe viviam de torradas ou comidas enlatadas, enquanto ele tinha curiosidade pela gastronomia e vivia se imaginando perto delas, seja como vendedor de empório, ou, mais próximo de uma realidade futura, como chef de cozinha. Sua proximidade com a culinária parecia um empecilho no início, mas Nigel a torna parte de sua trajetória, até alcançar a cereja do bolo.

toast
Poster oficial do filme (Foto: Divulgação)

Toast: A História de uma Criança com Fome (2010)

Diretora: S. J. Clarkson
Roteiristas: Lee Hall e Nigel Slater
Principais atores: Oscar Kennedy, Victoria Hamilton, Colin Prockter
Duração: 96 minutos
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s