A FESTA DE BABETTE

babbete2
Jantar organizado por Babette (Foto: Divulgação)

A Festa de Babette (1987) é um filme dinamarquês dirigido por Gabriel Axel e com roteiro baseado na história de Karen Blixen. O nome do filme refere-se a Babette, uma mulher que se refugia em um vilarejo da Dinamarca para de livrar da Guerra Civil francesa. Ela oferece seu serviço como faxineira e cozinheira em troca de hospedagem na casa de duas senhoras solteironas e religiosas, filhas de um rigoroso pastor. A história desenvolve-se em cima dessa personagem que, inesperadamente, ganha na loteria e ao invés de usar o dinheiro para voltar para casa, resolve organizar um jantar em comemoração ao centenário do pastor.

O filme carrega uma linguagem religiosa (ainda contemporânea) sobre o assunto. As irmãs, que representam essa doutrina religiosa, são afetadas, de uma maneira positiva, com a chegada de Babette; representada pelo desastre/ruptura. Esse novo modus vivendi que Babette as traz, é utilizado da forma mais simples e eficaz: pela gastronomia.

 babbete

Apesar de aparecer bastante durante o longa, a comida em Babette , ao contrário da maioria dos filmes sobre gastronomia, não faz parte do contexto da história. Aqui, nenhum personagem vive em função ou anseia fazer parte do mundo gastronômico, porém, seu anti-protagonismo não torna sua função irrelevante. É da comida que Babette se utiliza para criar a cena final, onde o entrelace do passado, da religião, e das doutrinas acontece mediado por um jantar onde participam 12 pessoas, apologia a Última Ceia. Essa cena que, sustentada por um belíssimo plano-sequência, talvez tenha sido essencial para a obra ganhar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

A Festa de Babette (1987)
Diretor: Gabriel Axel
Roteiristas: Karen Blixen e Gabriel Axel
Principais atores: Stéphane Audran, Bodil Kjer, Birgitte Federspiel
Duração: 102 minutos
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s