RATATOUILLE

ratatouille2
Remy preparando omeletes no café da manhã (Foto: Divulgação)

Assim como a maioria dos filmes infantis atuais, o verdadeiro significado e mensagem do enredo são direcionados aos mais velhos. A história é sobre um pequeno rato apaixonado por gastronomia, cansado da rotina e padrão de vida dos roedores. Sua pequena esperança e conhecimentos culinários são por conta do francês chef Gusteau, autor do livro “Qualquer um pode cozinhar”.

Por conta de certos acontecimentos, Remy, o pequeno chef, acaba chegando a Paris, perto do restaurante de seu amado chef. No mesmo dia, Linguini, o novo menino encarregado do lixo, começa a trabalhar por intermédio de sua falecida mãe, ex-namorada de Gusteau. Até que num acidente em que Linguini apodrece uma sopa que estava sendo feita e Remy não resiste ao perceber o estrago, correndo para conserta-la, provocando o encontro dos dois. Leves desentendimentos no inicio, mas com o acordo do pequeno rato seguir com sua paixão pela cozinha e o menino permanecer com o emprego, fazem com que a amizade siga crescendo cada vez mais.

ratatouille
Poster oficial do filme (Foto: Divulgação)

O grande (leia de forma irônica, porque a altura dele segue como uma sátira no filme) “vilão” da história, antigo subchefe de Gusteau, que havia assumido o comando do restaurante desde a morte de seu superior, persegue Linguini por suspeitar de algo estranho em seu ato de cozinhar e evitar com que todos descubram quem é o verdadeiro herdeiro do empreendimento. Acaba que todas suas atitudes levam a visita de um grande crítico, que havia tirado uma das estrelas do restaurante, e então, como será agora que o comando da cozinha está nas “mãos” de um rato?

 

Apesar do enredo óbvio, a animação provoca risadas e capricha nos detalhes. O narrador da história é Remy, além de ser bastante interessante assistir Linguine sendo o único a dialogar em tantas cenas com o rato, eles não falam a mesma língua. O filme busca mostrar a necessidade em tentar se comunicar com todos, escutar e respeitar a opinião dos outros, mas principalmente em como precisamos acreditar no potencial de cada um, independente do que for, afinal, como no caso do filme, qualquer um pode cozinhar.

Ratatouille (2007)
Diretor: Rad Bird e Jan Pinkava
Roteiristas:  Brad Bird e Jan Pinkava
Principais atores (dublagem): Brad Garrett, Lou Romano, Patton Oswalt
Duração: 111 minutos
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s