CHEF

 

chef2
Ator e diretor: Jon Favreau em cena de ‘Chef’ (Foto: Divulgação)

Contando a história do chef Carl Casper (Jon Favreau) a produção flerta com os filmes gastronômicos e com obras de viagem – road movies – sem se aprofundar em nenhum dos estilos.

Após Casper se sentir limitado criativamente no comando da cozinha de um restaurante tradicional da Califórnia, compra briga com um crítico gastronômico de humor ácido e é demitido. A adição de um drama familiar atesta ainda mais o fator clichê: pais separados e um filho com o qual não sabem se relacionar. Para garantir um pouco de humor, Percy (interpretado por Emjay Anthony, de Mogli: o Menino Lobo) ensina Casper, interpretado pelo próprio diretor (de Homem de Ferro 1  e 2) a utilizar as plataformas Twitter e o Vine como forma de divulgação do seu trabalho e fugir de novas enrascadas.

chef
Poster oficial do filme (Foto: Divulgação)

O clímax da história, de roteiro previsível, dá-se a partir do momento em que o chef convida o filho para aprender a cozinhar em uma roadtrip que lhe permitiria conhecer um pouco mais sobre as tradições da cozinha americana. Ponto positivo para a introdução da história do churrasco de Nova Orleans e do Texas, no sul dos Estados Unidos, que não chega a ser contada, mas que para àqueles que a conhecem, se sentem um pouco mais satisfeitos com a importância dada no decorrer do roteiro.

Apesar do alto nível de estereotipação no enredo, a introdução a gastronomia cubana, que tem seu caldo encorpado com a presença de Sofia Vergara , do casting latino, e as músicas típicas nas cenas abertas de viagem trazem a tona a intenção do filme: ser prático, simples e despretensioso. Isso torna a produção apenas boa.

Esperava-se um pouco mais de Jon Favreau após o fracasso de Cowboys vs. Aliens (interpretado por Daniel Craig (007 Contra Spectre).Talvez a grandeza se produzir ao mesmo tempo em que se atua não tenha permitido ainda que roteirista americano tenha se destacado mesmo no cenário dos blockbusters.

A produção ainda conta com a breve atuação de Scarlett Johansson e Robert Downey Jr., e agrada quem não busca muita estética cinematográfica ou recursos visuais. É certo que alguns espectadores ficaram com água na boca por conta dos muitos closes dados às preparações dos pratos e sanduíches.

Chef (2014)
Diretor: Jon Favreau
Roteiristas: Jon Favreau
Principais atores: Jon Favreau, Robert Downey Jr., Scarlett Johansson
Duração: 114 minutos
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s