AS FÉRIAS DA MINHA VIDA

as ferias 2
Georgia Byrd após pedir um prato de cada do cardápio (Foto: Divulgação)

Nessa comédia romântica de 2006, Queen Latifah interpreta Georgia Byrd, uma mulher simples e reservada que resolve mudar de vida após descobrir o diagnóstico de sua doença terminal. O clímax (expressão também cabível nessa comédia, que apresenta fragmentos dramáticos) tem início a partir da revira-volta que Georgia decide dar na vida. Utilizando suas economias, e o dinheiro deixado por sua mãe, viaja para Europa atrás da felicidade que pudesse preencher o tempo que ainda lhe restava.

A simpatia que Queen Latifah carrega dentro de Georgia se desenvolve em dois momentos distintos do longa. O primeiro está no jeito mais contido da personagem, quando  suas aspirações aproximam o espectador dessa figura humanizada. O segundo está na mulher que deixa suas possibilidades para trás e encontra a força, através da doença, para torná-las realizações.

as ferias
Poster oficial do filme (Foto: Divulgação)

O clima do filme, apesar de ser majoritariamente guiado pela adequação de Latifah à personagem, também conta com participações bastante carismáticas, como a de Gérard Depardieu, representado pelo chef Didier. Sua doçura está ligada com as duas paixões de Georgia, que permanecem nas possibilidades e nas concretizações. Sean, seu colega de trabalho por quem sempre teve admiração, e a gastronomia.

A relação da protagonista com a gastronomia é explícita desde o começo, quando nos é apresentada a profissão de Georgia: funcionária do departamento de panelas. Seu sonho de se tornar uma chef de cozinha é o contexto principal, pois é a partir das comidas que ela cria expectativas de vida, e, situando-se nessas expectativas, acaba ajudando outras pessoas a se encontrarem também. Os programas de TV culinários, as receitas dentro do livro de possibilidades, e todas as cenas que acompanham essa paixão, nos remetem posteriormente a uma antiutopia.

 

As Férias da Minha Vida é uma comédia simples, sem recursos cinematográficos extraordinários ou atuações magníficas, mas, dentro de sua simplicidade, é possível encontrar muitos valores.

As Férias da Minha Vida (2006)
Diretor: Wayne Wang
Roteiristas: Jeffrey Price e Peter S. Seaman
Principais atores:  Queen Latifah, LL Cool J, Timothy Hutton
Duração:112 minutos
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s